Medalha do Pajador será entregue ao Piquete Querência do Bugio e ao presidente do COMTUR, Carlos Sidnei Ferreira

  • Solenidade integra a programação do tributo a Jayme Caetano Braun, que ocorre nesta segunda-feira, 30 de janeiro

    Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura   |   Publicado em: 27/01/2023 às 13:10   |   Imprimir

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, para marcar o Dia do Pajador e o aniversário de 99 anos do nascimento de Jayme Caetano Braun, a Prefeitura Municipal – por meio da Secretaria de Turismo e Cultura – realizam a entrega da “Medalha do Pajador”. A solenidade ocorrerá às 19 horas, no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, e integra a programação do tributo ao grande pajador.

A honraria será entrega ao Piquete Querência do Bugio – representado pelo patrão Adriano Forsin – e ao presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e apoiador de entidades e eventos culturais do município, Carlos Sidnei Ferreira.

A “Medalha do Pajador” é patrocinada e confeccionada pelo escultor Vinícius Ribeiro. Anualmente, a homenagem é entregue às entidades e pessoas que trabalham na preservação do trabalho do grande pajador e na divulgação da cultura gaúcha. A medalha é tradicionalmente entregue no dia 30 de janeiro, para marcar o aniversário de Jayme Caetano Braun e celebrar o Dia do Pajador Gaúcho. 

           

TRIBUTO A JAYME CAETANO BRAUN – Também na segunda-feira, com o apoio de entidades, empresas e artistas, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga – por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e COMTUR – promove um tributo a Jayme Caetano Braun. 

Na data, com a coordenação do CTG Galpão de Estância, será promovida uma cavalgada em homenagem a Jayme Caetano Braun. O ponto de partida será da antiga casa do pajador, próxima à Praça Cícero Cavalheiro, às 18 horas. A previsão é que os cavalarianos cheguem ao complexo turístico às 19 horas. Também no dia 30, na Praça Jayme Caetano Braun, ocorrerá a inauguração do Memorial dos Artistas São-luizenses, às 18h30min.  Às 19h30min., inicia o tributo a Jayme Caetano Braun, com a participação de artistas missioneiros.

Durante o evento, haverá mateada com a Ervateira Rei Verde, a distribuição de bolo frito e do prato típico do município, o arroz carreteiro. No dia, serão gravados imagens e depoimentos para o documentário em celebração ao centenário do nascimento de Jayme Caetano Braun, o qual será lançado em 2024. 

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Divulgação e arquivo